Sputnik e a Corrida ao Espaço.


Hoje faz 50 anos do lançamento do Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela URSS em 4 de Outubro de 1957 no Cosmódromo de Baikonur. Para mim o Sputnik desperta memórias de infância, quando o satélite terminou a sua missão e ia cair na Terra. Este deve ter sido um dos primeiros hypes mundiais. No mundo inteiro houve a paranóia em levar com um pedaço do Sputnik na cabeça.

Ultimamente em muitos sites, rádios, jornais e revistas (que o mundo não é só Internet) tenho ouvido falar em notícias sobre a corrida ao espaço. Pela módica quantia de 140000 Euros já é possível fazer um voo em gravidade zero, os tempos de turismo espacial estão cada vez mais próximos. Muitos lançamentos de satélites, russos simulando viagens à Marte (um grupo de astronautas vai ficar 500 dias dentro de uma nave simulada, que é o tempo de uma viajem à Marte). O próprio Google esta dando 30 milhões de dólares para quem conseguir colocar um objeto na Lua e cumprir alguns requisitos.
E por fora vem correndo (ou voando) a China. Especialistas dizem que os nossos amigos amarelos vão superar os EUA na corrida à Lua. A briga vai ser boa, vou estar aqui pra ver :-)

0 comente aqui:

Postar um comentário

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO