Carlos Cardoso, o início da lenda.




No dia 31 de Dezembro de 2005, enquanto todos se preparavam para a passagem de ano, Carlos Cardoso não descansa enquanto não descobre como se coloca um vídeo do dailymotion (que havia descoberto a um mês atrás) no seu recém criado blog. Á poucos minutos da meia-noite, clica em Publicar.

Em mais um exercício de arqueologia virtual, hoje vamos tentar compreender como apareceu Carlos Cardoso, ícone da blogosfera brasileira.

Estamos no ano de 2005. Carlos Cardoso, sentado em frente computador, com um pacote de batatas fritas numa mão e o rato em outra, inicia o percurso que o levaria a ser um dos maiores probloggers do Brasil (literalmente), amado por muitos e odiado por outros. Um dos seus primeiros blogs conhecidos, o Vidiotas, foi criado em Dezembro de 2005:



Desde o início, e fato bastante conhecido, observa-se que Carlos Cardoso nunca teria vencido na vida como webmaster, utilizando um layout clássico do Blogger. Fato amplamente compensado pela sua veia empresarial (como veríamos na extinta Companhia), já utilizando anúncios adsense no ano de 2005.

Outro pormenor interessante que se observa, é a base daquilo que seria o boom de Carlos Cardoso na internet brasileira, o famoso acidente da Gol (que toda gente já conhece a história, mas para quem não sabe, foram as fotos do seriado Lost que Cardoso publicou, enganando muitos jornalistas e vendo seu contador de visitas explodindo de um dia para outro). Observem este post:



Mas não paramos por aqui. Observando atentamente, vemos o embrião de mais uma técnica utilizada por Carlos Cardoso, provocar discussão em torno de assuntos religiosos:



Com Pastor Exagerado, Carlos Cardoso não consegue arrancar nenhum comentário do pouco público que lê o blog. Mas visionário, não abandonou a estratégia, hoje em dia basta Carlos Cardoso dizer que Jesus soltou um pum quando foi crucificado que logo recebe milhares de comentários.

Curioso é não observar nenhuma referência à sua musa inspiradora, Luciana Vendramini, mas no blog Seriadoperdido, Carlos Cardoso já explora bastante os posts sobre ninfetas gostosinhas:



Vendo a barra de links na sidebar, podemos encontrar sites como o MeioBit. A presença deste link é encarada como mais uma das famosas professias de Carlos Cardoso, pois hoje em dia é um dos principais colaboradores deste site.

Ainda não era o tempo em que apenas um tyniurl no Twitter do Cardoso seria suficiente para provocar um efeito digg e fazer tremer servidores, a visitação total destes dois blogs ficou em 640 páginas vistas, mas era apenas o início da lenda...

0 comente aqui:

Postar um comentário

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO